BLOG REUNION UNDERGROUND ENTREVISTA CANGAÇO:
1. É UM PRAZER PARA O BLOG REUNION UDERGROUND ENTREVISTAR O CANGAÇO E A PRIMEIRA PERGUNTA É: COMO FOI JUNTAR OS ELEMENTOS MUSICAIS DA NOSSA REGIÃO COM O METAL?
R. Surgiu de forma natural, antes mesmo do surgimento do Cangaço, já explorávamos a influência regional em nossas composições em outros projetos, admiramos muito os compositores locais (Zé Ramalho, Sivuca, Alceu Valença, Fred Andrade, etc.). Depois de algum tempo de reflexão, optamos por arriscar criar uma nova identidade artística fundamentada na região em que nascemos.
Assim, nos sentimos mais livres para incorporar cada vez mais elementos da música nordestina ao nosso som sem a preocupação com preconceitos e padrões já existentes. Ainda estamos aprendendo como manifestar essa mistura, mas, até agora tem sido muito satisfatório. Lembramos sempre que somos uma banda de Metal com influências regionais e não o contrário.
2. QUANDO VÍ O CANGAÇO PELA PRIMEIRA VEZ, FIQUEI IMPRESSIONADO COM A FORMA DE VOCES ABORDAREM O METAL, TRAZENDO PARA A NOSSA REALIDADE NORDESTINA. NO PALCO VOCES USANDO ATÉ ELEMENTOS QUE REMETEM A INDUMENTÁRIA USADA PELOS CANGACEIROS, COMO AS CARTUCHEIRAS DE COURO E TODA ESSA TEMÁTICA. COMO SE DEU O DESENVOLVIMENTO DESSA TEMÁTICA NAS LETRAS E ATÉ NA PRESENÇA DE PALCO DA BANDA?
R. Sempre tivemos em mente que o palco é palco e, por isso, quem sobe ao mesmo tem a obrigação de entreter o público e encantá-lo por alguns minutos com algo que lhe envolva. Nossa forma de harmonizar som, imagem e mensagem é a homenagem aos guerreiros cangaceiros que, através da negação do padrão econômico vigente, fizeram seu próprio caminho e marcaram história como dizem por aqui “a pulso!”. Ficamos muito honrados de até agora termos sido aceitos pela maioria do público em nossas apresentações, o que mostra o quão carente de identidade andava a cena local. Repito, ainda estamos aprendendo em como adaptar a atmosfera cangaceira à modernidade do Metal.
3. GOSTARIA DE SABER QUAIS SÃO AS GRANDES INFLUENCIAS MUSICAIS DO CANGAÇO?
R. Death, Alceu Valença, Morbid Angel, Zé Ramalho, Nile, Cabruêra, Gojira, Sivuca, Immortal, Elomar, Sadus e o grão mestre da ousadia na música: Luiz Gonzaga.
4. COMO FOI TOCAR AQUI EM GARANHUNS, E AGORA PELA SEGUNDA VEZ NO FURIA NIGHT AO LADO DE BANDAS VETERANAS NO UNDERGROUND COMO A EXTREME DEATH E PSYCH ACID? CONHECIAM JÁ ALGUMA BANDA DAQUI DA CIDADE DE GARANHUNS?
R A Experiência do FIG foi um grande aprendizado, serviu de currículo e também para notarmos uma mudança positiva no sentido de apoio à música pesada dado pelos eventos de iniciativa pública. Isso reflete uma evolução cultural muito grande no público que hoje não tem mais obstáculos no acesso à informação. No próximo dia 4 será uma honra enorme dividir o palco com bandas de tamanho respaldo na cena e que seguem batalhando pelo seu som com notável amor e confiança. De Garanhuns, conhecemos a Muendas e também dividimos o palco na seletiva do Metal Battle Recife com o Still Living.
5. ESPAÇO FINAL DE VOCES, (AGRADECIMENTOS, INFORMAÇÕES...). DESDE JÁ AGRADEÇO A OPORTUNIDADE DO BLOG PODER ENTREVISTAR VCS. GRANDE FORÇA E SUCESSO AO CANGAÇO!
R. Nós que devemos agradecer a todos vocês da imprensa especializada que sustentam a cena e dão a oportunidade do público interessado conhecer mais intimamente as bandas do seu gosto. Parabéns pelo blog e continuem com o trabalho.
Para mais informações: www.myspace.com/cangacometal, @cangacometal (twitter), comunidade no Orkut e página no facebook (buscar cangaço metal).
Contato: cangacometal@gmail.com