quinta-feira, 2 de junho de 2011
MORCEGOS: ENTREVISTA HISTÓRICA.
PARA O BLOG REUNION UNDERGROUND É UMA HONRA ENTREVISTAR ESSA LENDA VIVA DO METAL BRASILEIRO A MORCEGOS, DE MACEIÓ- ALAGOAS. UMA BANDA QUE NA OPINIÃO DO BLOG TEM A MESMA IMPORTANCIA DE UM DORSAL ATLANTICA, SARCÓFAGO, CENTÚRIAS OU UM KORZUS. A BANDA EXISTE DESDE 1979, MAS FEZ SUA ESTRÉIA NOS PALCOS EM 1988.DESSA ÉPOCA PARA OS NOSSOS DIAS, ALEM DELES TEREM A MAIOR DISCOGRAFIA DO MUNDO, TEREM BIOGRAFIAS, VIDEOS, TEREM FEITO TRILHAS SONORAS E ATÉ TEREM ALBUM DE FIGURINHAS, E FIZERAM UM VINIL CLÁSSICO QUE HOJE É DISPUTADO PELOS COLECIONADORES DE METAL AO REDOR DO MUNDO, O ACLAMADO LP THANK GOD!!! ENTÃO LEITORES...CONFIRAM O QUE PENSA FRANKSTONE, O FUNDADOR E BAND-LEADER DA GRANDE MORCEGOS.
BLOG REUNION UNDERGROUND ENTREVISTA: MORCEGOS
PRIMEIRA PERGUNTA É: COMO COMEÇOU O SEU INTERESSE POR ROCK? COMO IMAGINAR ISSO NO FIM DOS ANOS 70 E INICIO DA DECADA DE 80 EM MACEIÓ?
PARA NÓS DA MORCEGOS É UMA HONRA PARTICIPAR DO BLOG REUNION UNDERGROUND. REALMENTE VENDO HOJE É ESTRANHO, MAS NA EPOCA OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO AJUDARAM MUITO, NA TV GLOBO POR EXEMPLO PASSAVAM PROGRAMAS LEGAIS, A TRILHA DAS NOVELAS PODE PESQUISAR... ERA BASICAMENTE ROCK, BANDAS E ARTISTAS COMO “CASA DAS MAQUINAS”, ”SECOS E MOLHADOS”, ”MUTANTES”, ”RITA LEE” E POR AÍ VAI, E ERAM ESSES ARTISTAS ENTRE TANTOS OUTROS BASICAMENTE NACIONAIS DO MESMO ESTILO, QUE FICAVA NO TOCA DISCO DAQUI DE CASA, E DAÍ PRÁ FRENTE FUI ACOMPANHANDO OS NOVOS LANÇAMENTOS DESSA GALERA E OUVINDO COISAS NAS RADIOS DE BANDAS DE ROCK ESTRANGEIRAS, E ASSIM FUI VENDO ESTILOS SURGIREM, O METAL NO BRASIL DE 1980 A 1985 ERA TRATADO COMO ROCK PESADO, DEPOIS DO ROCK IN RIO 1, FOI QUE COMEÇARAM A TRATAR O METAL COMO METAL O TERMO HAEVY METAL FOI DITO PELA 1ª VEZ NO BRASIL DEPOIS DO ROCK IN RIO É COMPLICADO CARA.E FOI BASICAMENTE ASSIM QUE MORANDO AQUI EM MACEIÓ QUE TIVE ACESSO AO ROCK E COMECEI A CURTIR.
A DISCOGRAFIA DA MORCEGOS É ENORME (A MAIOR EM LANÇAMENTOS NO MUNDO) COMO SURGIU A IDEIA DE DISPONIBILIZAR PARTE DESSA OBRA PARA DOWNLOAD? E NO FUTURO PODEMOS SONHAR COM TODA A DISCOGRAFIA DISPONIVEIS?
É VERDADE, MAS NÃO PROGRAMAMOS TER A MAIOR DISCOGRAFIA DO MUNDO, FOI ACONTECENDO... NO ENTANTO DESDE JUNHO DE 2010 ASSIM QUE LANÇAMOS O TRABALHO DE Nº 100, DECIDIMOS LANÇAR TRABALHOS VIRTUAIS, OU SEJA, GRAVAMOS FAZEMOS A ARTE, COLOCAMOS ENCARTE, FOTOS, CAPA, CONTRA CAPA, E AS MÚSICAS NUM LINK E DISPONIBILIZAMOS PARA OS FÃS BAIXAREM,OU SEJA SÃO NOVOS TRABALHOS, DA MESMA FORMA DE ANTES SÓ QUE NUM NOVO FORMATO,E NO ENTANTO NÃO TEMOS PELO MENOS AGORA VONTADE DE DISPONIBILIZAR OS TRABALHOS FISICOS PARA DOWNLOAD,ESTES OS FÃS QUE NÃO TEM DAMOS A OPÇÃO DE ADQUIRI-LOS ATRAVES DE DVDS DE DADOS CONTENDO VARIOS TRABALHOS NUM ÚNICO DVD,E TAMBÉM A OPÇÃO DE ADQUIRIR EM CD-R ,MAS SEMPRE ESTAMOS FACILITANDO.
O LP THANK GOD É UM ITEM DISPUTADO ENTRE OS COLECIONADORES DE VINIL E DO UNDERGROUND EM GERAL NO BRASIL... VOCE PODERIA ME FALAR DE COMO FOI A CONCEPÇÃO E DO CLIMA DE LANÇAMENTO DA ÉPOCA?
A CONCEPÇÃO COMEÇOU EM 1992 QUANDO ESTAVAMOS ESTREIANDO UMA NOVA FORMAÇÃO E COMEÇAMOS A COMPOR EM INGLÊS, TINHAMOS ENTÃO OITO MÚSICAS NOVAS, E A HISTORIA É LONGA, A VERDADE É QUE PARA CADA PERGUNTA QUE VOCE FAZ HÁ UM LIVRO COMO RESPOSTA (RISOS), HOUVE TANTA LUTA ATÉ CHEGAR À GRANA DE PRENSAR UM LP, ENTÃO ESTAVAMOS NO ESTUDIO NOS PRIMEIROS DIAS DE JANEIRO DE 1994, GRAVAMOS E MIXAMOS O ALBUM EM UM PERIODO OU SEJA, ENTRAMOS NOVE HORAS DA MANHÃ E SAIMOS DE TRÊS HORAS DA TARDE COM A FITA DE ROLO NA MÃO, AH E O DISCO FOI COMPLETADO COM DUAS MÍSICAS DA PRIMEIRA FASE DA BANDA: ”MORCEGOS” E “A PESTE”, AMBAS DE 1987, E DEPOIS DE TANTOS PROBLEMAS COM FITA DE ROLO, REPASSAR A GRAVAÇÃO PARA FITA DAT E PROBLEMAS COM A FABRICA, EM ABRIL DE 1994 FICA PRONTO O PRIMEIRO DISCO DE METAL DA HISTORIA DE ALAGOAS, NA EPOCA FIZEMOS UMA DIVULGAÇÃO TRABALHOSA, MESMO SENDO METAL EXTREMO, NOS SUBMETEMOS A IR A TODAS AS RADIOS, FMS E AMS DE NOSSO ESTADO, EMISSORAS DE TELEVISÃO, PROGRAMAS NADA A VER COM METAL, FIZEMOS PLAYBACK (RISOS) DEIXAMOS A IMPRENSA INVADIR NOSSA CASA, MANDAMOS O LP PARA TODAS AS REVISTAS DE METAL DO PAÍS, FOI MUITO TRABALHO, MAS CONSEGUIMOS MONTAR UMA TURNÊ E SAIR TOCANDO EM CIDADES DISTANTES DA NOSSA, CLARO TIVEMOS CRITICAS FAVORAVEIS E OUTRAS TANTAS NEGATIVAS, MAS MAIS POR CONTA DO DISCO TER UMA CAPA FEITA A MÃO DO QUE PROPRIAMENTE DO SOM OU DA GRAVAÇÃO, EM FIM É COMO EU FALEI PARA CADA PERGUNTA QUE VOCE FAZ HÁ UM LIVRO COMO RESPOSTA, E HOJE EM DIA O DISCO É TIDO COMO O ALBUM MAIS OBSCURO DA HISTORIA DO METAL, E ISSO DITO PELA IMPRENSA DA EUROPA.
O MORCEGOS JÁ FEZ VÁRIAS TURNES PELO BRASIL. COMO É A RECPTIVIDADE DE OUTROS ESTADOS?
A MELHOR POSSIVEL, EXISTEM FÃS DA MORCEGOS EM TODO LUGAR DO BRASIL,E FATOS LEGAIS AO LONGO DESSAS TOURS ACONTECERAM,FÃS QUE VIAJARAM 12 HORAS DE BARCO PARA NOS ASSISTIR,POSTER DA MORCEGOS NA PAREDE,GALERA COM CAMISAS DA BANDA,E OS PROMOTORES SEMPRE DANDO MUITO APOIO A GENTE.
EM MINHAS PESQUISAS PELO UNDERGROUND É UM CONCENSO QUE A MORCEGOS TEM O STATUS DE LENDA VIVA DO UNDERGROUND. COMO VOCE VE ESSE TÍTULO E COMO VOCE ANALIZA O LEGADO DA MORCEGOS, JÁ QUE VOCES SÃO INFLUENCIA DE MUITAS BANDAS UNDERGROUND?
OLHA COMO SOMOS UMA BANDA ATUANTE, NEM NOS DAMOS TANTA CONTA DISSO, TALVEZ SE POR ALGUM TEMPO A BANDA PARASSE AS ATIVIDADES E A GENTE FICASSE SÓ EM CASA, AÍ SIM NOTARIAMOS ISSO DE OUTRA FORMA, MAS VERDADE É QUE QUANDO SUBIMOS NUM PALCO OU LANÇAMOS UM NOVO TRABALHO, NOS ACHAMOS IGUAIS AS BANDAS QUE ESTÃO DIVIDINDO A CENA COM A MORCEGOS, E TEM APENAS MESES DE FORMADAS... MAS TEMOS CONCIENCIA QUE TANTO NO BRASIL COMO NO MUNDO É MUITO DIFICIL MANTER UMA BANDA ATIVA POR DECADAS PRINCIPALMENTE SENDO INDEPENDENTE, E ESTE FATO É DETERMINANTE PARA CHAMAR UMA BANDA DE LENDA. E CLARO QUE ASSIM QUE VOCE FORMA UMA BANDA E VEM AS DIFICULDADES, VOCE PROCURA SE ESPELHAR EM UMA BANDA QUE TEM RALADO E BATALHADO MUITO, E AÍ PENSA EM CONTINUAR VIVO COM SEU PROJETO E TALVES ESTE FATO DE ESTARMOS TANTO TEMPO NA ESTRADA INSPIREM BANDAS MUNDO A FORA.
EU TIVE A HONRA DE VER A MORCEGOS EM AÇÃO EM 98 EM GARANHUNS-PE. QUAIS AS LEMBRANÇAS DAQUELE SHOW?
NA VERDADE FOI EM 1999... CARA FOI UMA HONRA, PRINCIPALMENTE PORQUE ESTAVAMOS AO LADO DE PESSOAS QUE VALORIZAVAM O NOSSO TRABALHO, PRINCIPALMENTE OS IRMÃOS RAFAEL E RIVELINO, E QUANTO A PRODUÇÃO E O PÚBLICO ESTES FORAM IMPECAVEIS, GRANDE SHOW AO LADO DE GRANDES BANDAS, E VAI UM DESTAQUE PARA O FRIO (RISOS) O SHOW FOI DURANTE O FESTIVAL DE INVERNO.
A PRODUÇÃO DA MORCEGOS É ENORME. ALEM DE SUA VASTA DISCOGRAFIA TEM LIVROS, FILMOGRAFIA E ATÉ ALBUM DE FIGURINHAS. VOCE PODERIA FALAR MAIS SOBRE ESSES OUTROS MATERIAIS DA BANDA? TAMBEM SERÁ DISPONIBILIZADO PARA OS FÃS?
OLHA, OS LIVROS, EU ESCREVI DOIS, AMBOS BIOGRAFICOS QUE ESGOTARAM RAPIDAMENTE, ESTAMOS PENSANDO EM PUBLICAR UMA NOVA BIOGRAFIA, MAS NÃO SEI PARA QUANDO, E TEVE OUTROS LIVROS QUE FORAM PUBLICADOS POR OUTROS AUTORES E QUE FALAM DA MORCEGOS, LANÇAMOS UM FILME COM OS BASTIDORES DA PRIMEIRA GRAVAÇÃO CASEIRA DE UM ALBUM DA MORCEGOS, ESTE JÁ ESTÁ DISPONIVEL PRA DOWNLOAD E ALBUM DE FIGURINHAS TAMBÉM , OS LINKS DE AMBOS E DE OUTROS TRABALHOS, PODEM SEREM ENCONTRADOS EM NOSSA COMUNIDADE DO ORKUT.
COMO VOCE FRANKSTONE ANALIZA O UNDERGROUND ATUAL EM MACEIÓ E NO CENÁRIO NACIONAL?
Não ta ruim, isso é fato, mas o Metal em nossa cidade particularmente anda sem gás, há shows de diversos estilos, Mas não há a meu ver, uma preocupação na cena em si, acho que estamos perdendo espaço por que existe ainda o lance individualista, e isso só tende a dissolver a atitude de proliferar o estilo em nossa cidade, fato esse que em certas partes do Brasil não se ver, essa é a diferença do metal hoje em nossa cidade para o resto do país, mas se você é um banger em Maceió não pode reclamar de shows, estes acontecem com freqüência e de materiais para adquirir das bandas locais, que por sinal estão de parabéns por sempre oferecer algo para o público Alagoano.
QUAIS AS BANDAS QUE INFLUENCIAM A MORCEGOS E OQUE VOCE FRANKSTONE COSTUMA A OUVIR EM CASA?
Na verdade quando eu particularmente tive a idéia de ter banda Foi influenciado nas bandas de rock, principalmente do Brasil dos anos 70, que foi aí que surgiu A idéia de criar a Morcegos, mas em se tratando de metal Posso dizer que surgimos junto com a cena, se no Rio tinha Dorsal Atlântica, em Minas Sepultura, em Sampa Vulcano, Em Alagoas tinha a Morcegos, é complicado falar, nossas influencias são as mesmas dessas bandas que vai do rock pesado setentista passando pelo hardcore e o metal oitentista. Gosto muito dessas bandas que citei, incluindo aí Venom, Possessed, Slayer, Napalm Death, entre tantas outras da época, basicamente é o que eu escuto também, incluindo Morbid Angel, Deicide, Cannibal Coprpse, entre tantas outras bandas que tem velocidade, peso e agressividade.
GRANDE ABRAÇO E FORÇA A MORCEGOS! ESPAÇO FINAL RESERVADO A VOCE!
Nós da Morcegos é que agradecemos e temos a honra de participar deste artefato tão importante para a continuidade da cena no mundo,a você nosso muito Obrigado.